A Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) firmou contrato com a Gaus Consulting, empresa de assessoria especializada e consultoria instrumental, que ficou responsável pelo Projeto de Consultoria em Mapeamento e Gestão por Processos, implementado em quatro grandes etapas.
O objetivo da companhia foi conhecer com maior profundidade seus processos e a partir deles poder aprimorá-los com oportunidades de melhorias diagnosticadas através das análises dos fluxogramas.
O mapeamento dos processos organizacionais abordou todo o corpo gerencial. Foram 21 áreas e três diretorias mapeadas, com o desenho de 237 fluxos, que totalizaram 33 versões, em virtude das validações.
A primeira etapa do projeto – Planejamento do Trabalho – consistiu em programar o trabalho alinhado às premissas estratégicas paraibana. Em um segundo momento, foram mapeados e diagnosticados os processos atuais da companhia. Entre eles, o registro da situação atual dos macro-processos, processos, subprocessos, atividades e entregas, o retrato de suas fases com apresentação de maneira concisa dos insumos, produtos e interfaces, além do detalhe dos processos de maneira hierárquica, apresentando-os de forma lógica e gradual, o que possibilitou diversos níveis de análises.
Na terceira etapa, foram redesenhados os processos e identificados os principais gargalos e oportunidades de melhoria. Com base nesta avaliação, a Gauss trouxe 102 inputs de melhoria, com foco nas práticas de gestão, que puderam agregar valor à empresa.
Com as análises, a consultoria realizou uma reunião com foco na prática contínua e organizada para aperfeiçoamento da gestão da PBGÁS, com a participação da massa crítica operacional envolvida, responsável por propor as soluções, através de planos de ação documentados.
Foram realizadas 37 reuniões com profissionais das duas companhias, o que gerou 98 oportunidades de melhoria, sendo devidamente validadas pelos profissionais da companhia paraibana, responsáveis pelos respectivos Ciclos.
A quarta e última etapa envolveu o Plano de Implementação de Melhorias, no qual foram elaborados 14 planos de ação, com um total de 122 etapas a serem implementadas para efetivação das melhorias relativas aos processos redesenhados e validados pelas áreas da PBGÁS que atuaram no projeto.
A partir do trabalho realizado, foram gerados ainda 141 indicadores e, em reunião com a diretoria, houve a adoção de 78 deles.
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