InterSystems expande atuação no setor de saúde no Distrito Federal

0

A InterSystems anunciou nesta quarta-feira, 20, a expansão de sua atuação na Capital Federal a partir deste mês, com a integração de todas as alas de internação do Hospital de Base, que passam a contar com a solução TrakCare, que faz a gestão completa das informações dos pacientes. São 9 andares, 23 especialidades médicas e aproximadamente 500 leitos que serão beneficiados com a ampliação do projeto.
Segundo Fernando Vogt, diretor de Vendas, da InterSystems, a adesão dos médicos e enfermeiros foi alta. O laboratório do hospital, o centro cirúrgico e a farmácia também estão equipados com a solução, o que facilita o acesso às informações dos pacientes, uma vez que estarão integrados com todas as alas de internação. "O TrakCare é um agente facilitador, pois conecta as alas por meio do prontuário eletrônico, expandindo o conceito de Saúde Conectada. Ele também reduz o uso de papel, sendo ecologicamente correto", explica o executivo.
Atualmente, a InterSystems é a empresa responsável por um dois maiores projetos de saúde conectada via Web do país. O projeto do Sistema Integrado de Saúde (SIS), no Governo do Distrito Federal (GDF), começou com o piloto na região de Samambaia e atualmente integra sete hospitais (Hospitais Samambaia, Guará, Gama, Brazilândia, Asa Norte, Asa Sul e Hospital de Base), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 20 centros de saúde, 13 laboratórios de Diagnóstico. Até a metade de 2011, a operação já havia atingido um total de 10 mil usuários ativos. O projeto tem como objetivo atingir 15 hospitais, quatro unidades de pronto atendimento (UPAs), 63 centros de saúde, 22 laboratórios de diagnósticos, 10.200 usuários ativos e 18 mil usuários potenciais de corpo clínico.
"Com esse projeto pretendemos unificar as informações dos pacientes, ou seja, em qualquer Unidade de Saúde ou Centros de Saúde onde o paciente for atendido, o seu prontuário eletrônico estará disponível, trazendo agilidade ao processo de atendimento, confiabilidade nas informações obtidas, gestão e controle de medicamentos, acesso aos exames laboratoriais e de imagem dos pacientes", afirma Vogt.
Com a tecnologia TrakCare, sistema interligado de informações de saúde baseado na Web, é possível fazer o gerenciamento clinico e gestão dos pacientes dos hospitais da rede do GDF. Com a integração do ciclo das informações dos pacientes, os resultados obtidos apresentam números empolgantes.
Na área de gestão de medicamentos houve uma redução de até 50% dos custos com medicamento, uma vez que as doses ministradas aos pacientes passaram a ser individualizadas, uma vez que o TrakCare integra a farmácia e torna a prescrição médica digital, ajudando no entendimento da receita e assegurando que o paciente receba o medicamento correto. O módulo de estoque também passa a ser digitalizado e conta com rastreabilidade, evitando compras equivocadas, medicamentos vencidos e distribuição indevida. Atualmente, o GDF conta com duas centrais de estoque, três farmácias especializadas e 15 diretorias regionais de saúde.
Na área de gestão de exames laboratoriais existem 13 grandes laboratórios integrados em produção. Neles são realizados nove milhões de exames por ano – e já totalizou 23 milhões. A utilização da solução traz rapidez na confirmação do diagnóstico do paciente, resultados de exames em até 48 horas, segurança de diagnósticos mais precisos, diminuição da perda dos resultados em até 20% após a retirada e 35% após a consulta. Conta também com economia de papel e tonner e redução do número de exames por pacientes internados (de 12 para 4). O portal já tem 7,5 mil acessos por dia, atingindo a marca de 5 milhões de acessos.
Atualmente no GDF, o TrakCare integra quatro mil leitos. Deles 300 são de UTI localizados em 29 hospitais (11 públicos e 18 privados) da rede. O sistema otimiza os recursos e melhora a gestão dos leitos, possibilitando um aumento de disponibilidade de leitos sem a construção de novos hospitais.
Com relação à gestão clínica do paciente, o prontuário eletrônico traz dados do cadastramento ao atendimento, passando pelas áreas de gestão administrativa, faturamento e pré-auditoria. Hoje, já existem dois milhões de prontuários eletrônicos do GDF, que contém informações do atendimento do paciente, pedidos e resultados de exames, anotações clínicas, prescrição, aprazamento, dispensação, alta, controle e pós-alta. Ele elimina quase totalmente a necessidade do uso do papel, disponibiliza acesso remoto em 7,5 mil pontos, proporciona uma maior agilidade na hora do atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.