Ferramenta SAIS ajuda no controle de epidemias

0

O número de pessoas infectadas pela dengue cresceu cerca de 400% no Sul e no Sudeste em 2010, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A maior dificuldade nessas situações é prever uma epidemia como a dengue com antecedência suficiente para o governo poder agir. O método atual utilizado pela maioria dos Estados é o seguinte: assim que o médico diagnostica o paciente, é preenchido um formulário e enviado à Secretaria da Saúde que arquiva o documento. Quando é detectada a epidemia, a população é alertada. O problema é que frequentemente o formulário pode ser perdido ou rasurado. Outros Estados têm adquirido ferramentas que possam permitir um controle real de epidemias, como por exemplo, o SAIS-Sistema Avançado de Informações de Saúde.
Englobando um estudo completo da qualidade do acesso à saúde da população na cidade, o SAIS permite analisar a incidência de doenças em cada região, a formação dos médicos, a distribuição de instituições, clínicas e hospitais pela cidade, entre outras funções. A Alert Brasil, produtora de sistema de informatização de gestão clínica hospitalar, participa de vários projetos de gestão de saúde com o software Alert SAIS. O software é responsável pela coleta e organização dos dados clínicos das instituições de cada cidade, como por exemplo, acompanhamento dos planos de saúde, histórico dos pacientes, e muitas outras funções. Além de possibilidades quase nulas de erros de diagnóstico de epidemias, a ferramenta permite que a detecção seja feita precocemente, facilitando as ações para controlá-las.
No Brasil, as cidades de Linhares (ES), Patrocínio (MG), Campo Grande (MS), Santa Luzia (MG), Sete Lagoas (MG) e parte do Rio de Janeiro, São Paulo tem todas as informações assistenciais das instituições encaminhadas para as respectivas Secretarias Municipais de Saúde, auxiliando no planejamento e investimento na área da saúde. "O objetivo da parceria para formação do Alert SAIS é criar uma ferramenta que possibilite detectar com antecedência a epidemia para o governo poder agir com tempo hábil, contribuindo para reduzir o número de pessoas infectadas e possíveis complicações", afirma Ricardo Cabral, diretor de Análise Funcional da Alert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.