Hospital Edmundo Vasconcelos inicia atendimento com prontuário e prescrição eletrônicos

0

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos acaba de implantar o sistema de prescrição e prontuário eletrônicos em seu ambulatório. Além do registro eletrônico dos 180 mil prontuários de pacientes ativos em papel, quase de 47, mil já foram digitalizados somando em torno de 2 milhões de documentos disponíveis online. Até novembro todos os prontuários serão digitalizados.
Segundo o diretor Clínico do Complexo Hospitalar, Antoninho Sanfins Arnoni, os principais benefícios dessa nova ferramenta são a agilidade no atendimento, a permissão para busca e indexação de arquivos, além de evitar a duplicidade de trabalho. Com interface amigável e intuitiva, o aplicativo vem sendo bem recebido pelos médicos e colaboradores do hospital, transformando os conceitos no modo de fazer assistência.
"O sistema eletrônico é prático e de fácil aprendizado. A visualização online do prontuário do paciente permite maior agilidade no atendimento e segurança na comunicação entre médicos em virtude do conteúdo ser digitalizado", afirma a pediatra da instituição Sônia de Lourdes Liston Colina.
A opinião é compartilhada pelo otorrinolaringologista Moacir Pozzobon, profissional com 17 anos de medicina exercidos com papel e caneta. "Com prontuários em papel se perdia tempo procurando as informações por especialidade. Com a prescrição eletrônica vou direto à informação que me interessa, pois todos os dados estão organizados e centralizados no sistema" afirma, completando estar totalmente adaptado à nova realidade.
De acordo com o gerente executivo de TI da instituição, Osmar Antonio dos Santos, no atendimento ambulatorial 12 mil prontuários estão online sendo que atualmente 34% das consultas já são feitas utilizando o prontuário eletrônico e 40% dos atendimentos já estão registrados na prescrição online. "Tudo foi feito de forma a consolidar os dados de maneira organizada e de fácil acesso, atendendo recursos importantes de segurança, facilidade de uso, aprendizado e agilidade na execução das tarefas", explica.
Desenvolvido pela própria equipe de TI do hospital, o uso do aplicativo está previsto para ser estendido a todos os setores da instituição até agosto. Para consolidar a automação de processos administrativos e assistenciais foram investidos R$ 7 milhões nos últimos três anos e há previsão de aporte de mais R$ 2,8 milhões em 2011.
60 milhões de documentos
O grande desafio na implantação do novo sistema foi transportar o legado de informações registradas no hospital ao longo dos seus 61 anos de existência. A digitalização envolve os prontuários de clientes atuais e todo o acervo da instituição, totalizando cerca de 60 milhões de documentos.
Para incorporar os dados em papel ao sistema de prescrição eletrônica, foi desenvolvido aplicativo de gestão de conteúdo, digitalização e indexação, incluído ao sistema de gestão assistencial. Também foi centralizada a base de dados e foram interligados todos os setores do hospital pelos quais o paciente passa desde o call center até as áreas de exames e atendimento médico.
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 –Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.