Governo de Pernambuco gerencia demanda e portfólio de TI

0

Com o objetivo de gerenciar, em tempo real, a demanda proveniente de 67 secretarias do Estado, a Agência Estadual de Tecnologia da Informação
(ATI) do governo de Pernambuco implantou a solução de governança e gestão de portfólio Changepoint, da Compuware. De acordo com a instituição, o objetivo era obter uma visão integrada de todas as demandas para estabelecimento de prioridades e alocação de recursos, além de servir como base para controlar a produtividade dos consultores e gerenciar a capacidade de toda a organização de TI.

O projeto deveria, ainda, oferecer uma rígida disciplina financeira, controles e recursos de auditoria e, ao mesmo tempo, oferecer a flexibilidade necessária para reagir rapidamente às novas demandas por meio de um modelo transparente para os usuários.

Joaquim Costa, presidente da ATI, detalha que a agência tem como missão regular a rede informatizada de todo o setor governamental e a solução foi fundamental para controlar este processo. "Em função da grande quantidade de solicitações que chegam diariamente ao nosso setor, precisávamos de uma ferramenta que nos possibilitasse ter uma gestão sofisticada das ações em andamento. Com o Changepoint passamos a gerenciar, em tempo real, todas as secretarias do estado, evitando gargalos que pudessem atrasar ou prejudicar o andamento das iniciativas", conta o executivo.

Ainda segundo Joaquim Costa, o projeto foi tão bem avaliado internamente que eles pretendem implantar, em breve, a solução para monitoramento de todas as áreas, inclusive gestão pessoal. Além disso, a ATI espera investir mais R$ 1,5 milhão, nos próximos dois anos, para implementação completa do Changepoint.

Para assumir o projeto de governança do Governo de Pernambuco, a empresa enfrentou um processo de concorrência e foi selecionada pelas características da solução. A implementação, que teve início em 2005, contou com o suporte e treinamento da Allen Informática, parceira da Compuware.

"Num primeiro momento, realizamos uma assessoria consultiva em toda a área de TI das secretarias para identificar possíveis problemas e definir a melhor solução. Com base nessa análise, apresentamos um projeto que incluía o Changepoint como framework para suportar todo o modelo de governança, incluindo processos, controles e homologação de tudo o que passa pela ATI. O nível de maturidade do governo de Pernambuco em relação à governança de TI torna-se modelo de transparência e referência nacional", declara Paulo Duque, gerente de Vendas da Compuware.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.