Petronect reestrutura portal com soluções SAP

0

A Petronect, companhia responsável por gerenciar os processos de compras e contratações eletrônicas da Petrobras, reestruturou seu portal com uma solução para adequar processos e garantir o atendimento a demandas cada vez mais crescentes. O aplicativo SAP SRM e o componentes SAP NetWeaver Portal foram os escolhidos para integrar o novo sistema.

"Procurávamos um sistema que pudesse criar sinergias entre os aplicativos utilizados pela Petrobras para aumentar a eficiência dos negócios e a solução apresentada pela SAP para gerenciamento de relações com fornecedores atendia a estes requisitos e ainda oferecia recursos tecnológicos avançados, como salas de colaboração e processos de licitação customizáveis", explica Armando Cavanha, presidente da Petronect.

A adoção dos sistemas foi gerenciada pela Accenture, que trabalhou em conjunto com a SAP Consulting. E em seis meses de trabalho, os dez sistemas legados haviam sido eliminados e mais de 40 mil logins e senhas migrados para a nova página, sem interromper os negócios.

Atualmente, o portal atende 45 mil fornecedores em todo mundo e permite que grandes e pequenas empresas possam interagir com a empresa. "Com a participação da SAP, da Accenture e da Petrobras, a Petronect elevou os padrões de eficácia econômica e operativa de compras no mercado de petróleo e gás da região", afirma o executivo.

Com a reestruturação dos sistemas, o número de fornecedores registrados aumentou em 210% de 2006 a 2008. Já o número de cotações e transações de compras teve um aumento de 107% no período. "O novo portal trouxe maior flexibilidade e integração no atendimento as demandas de compradores e vendedores. A melhoria no ciclo de compras certamente será fundamental para garantir uma expansão estruturada de nossas atividades", conta Cavanha.

Após a implementação do aplicativo SAP SRM, a companhia reduziu custos operacionais com porcentagem de vendas em 10%, o custo por transação em 32% e aumentou a produtividade do pessoal de compras da Petrobras em 100%. Além disso, a empresa reduziu, também, o preço médio de fechamento de processos de compras por leilão em 22% e aumentou a receita por colaborador em tempo integral em 16%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.