Decisões em tempo real dão prêmio a Lojas Marisa

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Além de milhões de clientes em todo o Brasil, a Lojas Marisa, tem sido procurada também por muitos visitantes inusitados. Mais precisamente outros varejistas, atraídos pela fama sobre a sua notável capacidade de acompanhar – em tempo real – tudo o que acontece em sua rede de mais de 340 lojas, por meio de dispositivos móveis, como iPads e smartphones. Essa habilidade virou referência, até mesmo internacional. Acaba de conquistar um prêmio de melhor aplicativo de mobilidade do mundo, conferido pela consultoria internacional MicroStrategy, em evento em Amsterdã, para acompanhamento on-line de todas suas operações.

Para conseguir esse reconhecimento, a empresa chamou o Grupo Assa como seu parceiro de negócios na elaboração de uma proposta que considerou, além da tecnologia a ser implantada, aspectos estratégicos da Marisa e do segmento do varejo, dentre eles: a integração dos processos mercantis, agilidade na tomada de decisão, a flexibilidade para rápida adaptação às mudanças no comportamento do consumidor, entre outras questões. O projeto "Transformação de Processos de Negócios", promoveu uma série de testes e ajustes. Como usuária da plataforma SAP (ERP), optou por incluir o módulo de gestão mercantil e MAP (Merchandise and Assortment Planning) para imprimir assim maior capacidade analítica e eficiência operacional.

O projeto (upgrade para o SAP ERP Retail 6.0 e implantação do módulo de gestão mercantil e MAP) objetivou reduzir as incertezas no comportamento do consumo, ao permitir que a Marisa responda, rapidamente, às oscilações de oferta e demanda do mercado, mediante alinhamento do planejamento estratégico com o desempenho das lojas e mix de produtos.

Dentre outros avanços, conseguiu integrar e automatizar as funções comerciais, bem como trouxe maior poder de análise. Com maior rapidez e flexibilidade a companhia consegue agora dar respostas mais rápidas ao mercado, como oferecer os produtos e volumes mais adequados a cada região do Brasil. Também ajudou na tarefa de negociar melhores condições financeiras e de preços com os fornecedores, ao auxiliar no acompanhamento dos movimentos do mercado e da concorrência.
Do ponto de vista da governança foi também instalado o SAP Solution Manager, com as funcionalidades de Gerenciamento de Projeto, Service Desk e Solution Monitoring. E, claro, treinamento dos usuários e suporte pós-serviço oferecido por consultores do Grupo Assa.

A parceria entre a rede varejista e o Grupo ASSA começou em 2009, marcada por um trabalho de pesquisa e inovação. “A Marisa exprime nossa estratégia de negócios, que visa estabelecer relacionamentos sustentáveis de longo prazo com clientes estratégicos. Nesses anos, trabalhamos como reais parceiros ao compartilhar desafios e capacitações em busca de metas cada vez mais ambiciosas. Os investimentos nesta parceria ainda geram frutos e, com isso, seguem sendo renovados”, explica Márcio Caputo, vice -presidente do Grupo Assa.

A união de esforços criou a base e permitiu que em plena era da mobilidade, por exemplo, pelo iPhone seja possível acompanhar na tela, por meio de gráficos, o desempenho de todas as áreas da empresa (vendas, compras, financeiro, expansão, RH, TI, produção). Em particular, o comportamento das vendas ou qual o faturamento de toda a rede em cada segundo. Exibe a curva de vendas esperada e a que efetivamente se confirma em tempo real. Mais: mostra os resultados de vendas por região e como se distribuem pelo Brasil. Compara qual era a meta para determinado período, quanto faturou, quanto está abaixo ou acima da meta e busca um comparativo para o mesmo intervalo no dia anterior ou mesmo no ano anterior. Retrata ainda quais são as vinte melhores e as vinte piores lojas em vendas também por minuto.

Cada supervisor e gerente de vendas possui um iPhone e poder de decidir com base em informações. O sistema identifica o segmento de produtos com bom desempenho de vendas naquela hora e caça aquelas lojas que estão posicionadas para vender outros tipos de peças completamente diferentes da maior procura naquele momento. A correção é feita rapidamente.

Futuro

Em menos de um ano, prevê o diretor da área de tecnologia da Marisa, Mendel Szlejf, várias tecnologias estarão implementadas no varejo brasileiro, como o reconhecimento facial por meio de scanners ou a impressão digital para pagamentos. A leitura das etiquetas inteligentes (RFID) vai agilizar as compras, a gestão de estoques, a reposição automática de mercadorias e análise sobre desempenho de vendas por produto. Já existem chips dentro do cartão de crédito que permitem ao lojista saber que você está dentro da loja, o seu histórico de compras e preferências, o que facilita um atendimento personalizado por parte do vendedor. "A gerente é avisada de sua presença e aciona as promoções de forma individualizada, conforme suas preferências", avalia Mendel.

"Temos projetos de reconhecimento por chip e coletor de informações. Já temos em funcionamento em cinco lojas de São Paulo o projeto de rastreamento por meio do cartão de crédito private label em parceria com o Itaú", revela o diretor de tecnologia. Para smartphones, a Marisa também desenvolveu aplicativos para o consumidor consultar os produtos e, em fase de estudos, poder comprar também pelo celular.

Para Caputo, é preciso um trabalho de pesquisa permanente para aplicar todas essas inovações. “Como parceiros da Marisa, cabe também ao Grupo ASSA identificar alternativas existentes de mercado e co-inovar. A busca por novidades – e personalizá-las para que possam alavancar mais os negócios de nosso cliente”, completa.

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