6 medidas para evitar os ciberataques no agronegócio

Numa crescente evolução, o agronegócio se tornou uma das principais atividades econômicas do Brasil, alcançando 27,4% do Produto Interno Bruno (PIB), segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea - Esalq/USP), em parceria coma Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

A necessária maturidade em cibersegurança no cenário nacional

É preciso, por fim, destacar a relevância dos fatores então apresentados para a compreensão e sensibilidade do tema em prol de ações de conscientização em Segurança Cibernética, cada vez mais necessárias para o amadurecimento do cenário nacional

Como se tornar um líder unicórnio?

Nenhum líder nasce pronto e completamente preparado para exercer suas funções. Muito pelo contrário, um bom líder é aquele que busca se aperfeiçoar constantemente, aprimorando seus conhecimentos e habilidades em consonância com as mudanças e exigências do mercado e consumidores

O 5G pode transformar definitivamente a maneira de estudar

Quando candidatos políticos apresentam seus planos para o futuro do Brasil, invariavelmente discorrem sobre o setor historicamente considerado como a principal alavanca para o desenvolvimento humano e econômico. Não é por menos. A Educação no Brasil ainda não pode ser considerada uma referência mundial

A evolução do trabalho flexível no mundo com as tecnologias de colaboração

Nos anos 70, um engenheiro da NASA chamado Jack Nilles fundou a base para o trabalho remoto quando cunhou o termo ‘teletrabalho’ (telecommuting, em inglês). Com o surgimento da internet nos anos 90, novos tipos de negócios apareceram -- foi a época das startups que nasciam em garagens, fundadas por jovens com pouco orçamento, mas com vontade de fazer as coisas de maneira diferente

Como o mundo corporativo será impactado pelo Metaverso

Em 2021, o Facebook comunicou sua mudança de nome para Meta e decidiu investir em tecnologias para o Metaverso. Com o anúncio, o novo conceito foi popularizado e outras empresas, como Nike, Google e Microsoft, também realizaram investimentos na construção do ambiente virtual

Como a Dark Web pode arruinar sua vida

A era digital é uma época em que estamos com nossos dados diariamente expostos. Desde dados documentais, bancários ou mesmo imagens em redes sociais, nos sujeitamos diariamente a transitar tais dados através de smartphones, tablets e computadores

Três tendências de inovação e tecnologia que devem pautar os líderes nos próximos anos

Com um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado, o setor de tecnologia vem ganhando ainda mais destaque no Brasil e no mundo, e está sendo protagonista na transformação de diversos segmentos

Três aplicações de data science que estão mudando os negócios no Brasil

A maioria da população nem percebe, mas usa os conceitos de ciência de dados em suas rotinas praticamente todos os dias em diferentes situações. De uma simples busca nos portais da internet até a compra efetuada em um marketplace que é entregue no dia seguinte, passando por recomendações de produtos no e-commerce e na proteção de informações digitais, as técnicas de análise, cruzamento e processamento de informações estão presentes

Como será o futuro (do futuro) do trabalho?

Nos últimos anos, muito falamos sobre o ‘futuro do trabalho’. Como parece que estamos vivendo cada vez mais rápido, acredito que esse ‘futuro’ espraiado logo após o início da pandemia, já deve ter chegado. Logo, temos de falar sobre os passos que vão além disso. Já entendemos que o modelo híbrido veio para ficar e as empresas assimilarão isso

O futuro é Composable e sua empresa também deve ser

Com os acontecimentos inesperados que mudaram completamente o percurso dos negócios, como a pandemia e os impactos econômicos globais, é nítido que as empresas precisam ter em seu DNA a habilidade de se adaptarem rapidamente às mudanças, pequenas ou drásticas, e a qualquer outro evento que possa alterar o planejamento estratégico

Segurança de dados tem de estar no mindset das corporações

Ao adentrarmos o último mês de um ano dos mais desafiadores no âmbito da segurança de dados, onde os incidentes mais emblemáticos envolveram ações contra as redes ucranianas, parada dos sistemas do Ministério da Costa Rica e ataque de hackers chineses a sistemas de telecomunicações e mídia internacional, vale a refletir sobre a forma como empresas e pessoas se relacionam com o ambiente digital

Como varejistas e marcas podem criar uma experiência mais personalizada para compradores online

A oportunidade de utilizar IA para escutar e analisar as conversas com os clientes certamente representa o novo ouro para os varejistas.

A nova geração dos sistemas contábeis: entenda como a tecnologia vai impactar o segmento...

Com o avanço das restrições durante o ano de 2020, muitas empresas no segmento de serviços precisaram acelerar o uso de tecnologias e se reinventar. O isolamento social e as proibições para conter a proliferação do COVID-19 motivou alguns setores da economia a buscarem novas soluções para que pudessem se manter ativos, e dessa forma, darem continuidade na venda de seus produtos e serviços

Recuperação de dados: uma preocupação que vai além do backup

No Brasil, com as grandes organizações sofrendo ataques cibernéticos massivos, houve um sensível aumento nos investimentos em infraestrutura e serviços de segurança da informação. Isso porque mitigar os riscos ao máximo é fundamental, claro, mas ter planos emergenciais para recuperar dados e restabelecer as operações o mais rápido possível é vital para uma organização que deseja se manter competitiva

5 benefícios que a microssegmentação pode trazer às organizações

Novas violações de segurança que comprometem dados confidenciais das organizações surgem com frequência. Cada vez mais nota-se que, independentemente do setor, agentes mal-intencionados são capazes de acessar informações críticas das empresas, bem como permear e se espalhar dentro dos sistemas internos sem serem notados

Desenvolvimento dos colaboradores: como a tecnologia e os programas de capacitação contribuem para o...

Em uma empresa existem diversos pilares responsáveis pelo seu sucesso. Entre eles, e possivelmente o principal, estão os profissionais, aqueles totalmente dedicados ao funcionamento das operações e atividades diárias da companhia. Por meio, especialmente, da cooperação destes indivíduos, os resultados são obtidos, novos caminhos percorridos e altos patamares atingidos no mercado de trabalho

Como a Inteligência Artificial pode facilitar o trabalho dos colaboradores do contact center

Um contact center habilitado para IA que fornece a esses colaboradores ferramentas para fazer seu trabalho melhor, reduzindo seus níveis de estresse, é uma maneira de minimizar os custos e a interrupção dessa rotatividade constante

Você sabe qual é a importância dos dados ESG para sua empresa e para...

O uso de tecnologias de análise de ESG — Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança — está crescendo rapidamente como método para avaliar o desenvolvimento sustentável das organizações. Esses dados oferecem uma visão sobre as práticas e resultados de uma instituição, permitindo o estudo de como ela opera em questões relacionadas à ética e responsabilidade

Como a IA está mudando o jogo para as pequenas empresas

A inteligência artificial (IA) é mais frequentemente associada às grandes corporações. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 57% das pequenas empresas dizem desconhecer as inovações impulsionadas pela indústria 4.0

É possível aumentar o valor do negócio com base nos dados?

Na era digital, o uso inteligente de dados se tornou um diferencial competitivo de inestimável valor para as corporações

Potencializando nossos pontos fortes no local de trabalho

Uma das perguntas mais comuns a respeito do meu trabalho é como o fato de eu ser mulher afetou minha carreira. A resposta a ela pode abranger muitas experiências e perspectivas individuais, mas gosto de focar os pontos que vejo como vantagens

Modelo de aprendizagem phygital revoluciona mercado de treinamento e desenvolvimento de profissionais

A sociedade tem mudado diversos dos seus hábitos, pensamentos e comportamentos nos últimos anos. A maior dessas alterações, sem dúvidas, foi a relação entre as pessoas e a internet, que se tornou mais necessária e acelerada

Transformação digital é sobre cultura

A transformação digital se tornou um mantra repetido por nove entre dez executivos de empresas de qualquer porte. A exceção é aquele que, realmente, teve êxito na mudança de sua empresa ou o chamado empreendedor digital, cuja natureza de seu negócio esteja baseada em tecnologia e cultura

Codificar software é trabalho braçal

A transformação digital está aumentando de forma sensível as demandas por software, mas, ao mesmo tempo que as empresas precisam ser ágeis para manter os seus softwares e negócios atualizados, falta mão de obra experiente para suprir as demandas

Inteligência Artificial: os benefícios no dia a dia do usuário de ERP

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e tem se mostrado uma ferramenta importante para melhorar a eficiência e a produtividade

Os dilemas de personalização no mundo do varejo

Um dos principais desafios do varejo na atualidade é a personalização. Na verdade, a dificuldade está em implementar a personalização, entender seus desafios e dilemas, evitando que essa estratégia de comunicação e engajamento caia nas mesmas armadilhas que outras estratégias varejistas mais ultrapassadas, como o uso de jargões

A evolução da experiência do cliente está na construção de uma inteligência artificial responsável

Sabemos que os clientes estão curiosos e encantados com a novidade trazida pela Inteligência Artificial generativa. De acordo com dados recentes da Zendesk, 67% dos consumidores esperam que essa tecnologia desempenhe um papel crucial no atendimento ao cliente

Cibersegurança no monitoramento de processos em Petróleo e Gás

Nas últimas décadas, a indústria de petróleo e gás passou por grandes mudanças no mercado e na tecnologia

O fim da árvore de decisão nos chatbots: aprimorando chatbots com GPT e NLP

Com essa abordagem, o processo de desenvolvimento de um chatbot que levaria em torno de 20 dias para ser finalizado, passa a ser construído em apenas algumas horas de definição de prompts e organização de conteúdo