Como as empresas podem garantir a visibilidade sobre a sua TI?

Manter a infraestrutura de TI atualizada não é simples e isso não acontece de uma hora para outra, sem que ocorra o planejamento necessário e precedido da visibilidade abrangente sobre os recursos existentes e utilizados pelas equipes em todos os departamentos

Ambiente multicloud: os benefícios e desafios para as empresas ao implementar esse modelo de...

No final das contas, as empresas que desejam utilizar com sucesso o multicloud devem buscar o equilíbrio entre a liberdade de escolha dos ambientes cloud, utilizando o que cada um deles possui de melhor, e o controle adequado destes ambientes, mantendo a segurança dos dados, acessos e informações

Sua liderança facilita ou atrapalha a equipe?

Em sua opinião, a postura e posicionamento de um líder influencia o nível de energia e estado emocional da equipe? Se você não sabe ou acredita que não, esse artigo pode te impactar profundamente

Clonagem de cartões: como usar a tecnologia para prever e inibir riscos

Mesmo após o período mais intenso da pandemia, é exponencial o aumento do número de pessoas que continuam a fazer compras ou acessar serviços financeiros diversos por meio de sites e aplicativos

O RH em direção (ou não) ao metaverso

O metaverso tem sido tema comum nas discussões sobre o futuro e muito se fala sobre como as empresas podem se beneficiar dessa nova onda. Essa polêmica já chegou nas áreas organizacionais, com questionamentos sobre como o departamento de vendas pode utilizar o metaverso para alavancar resultados ou como o marketing pode agir para conectar os potenciais clientes com a marca

O pagamento por QR CODE e a evolução dos meios de pagamento

Talvez muitas pessoas não saibam, mas o QR Code (“Quick Reponse Code” ou “Código de Resposta Rápida”) foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, uma subsidiária da Toyota no Japão, com o objetivo de rastrear as peças e partes dos veículos durante o processo de fabricação

É hora de romper o "teto de vidro" e avançar na equidade de gênero

Marilyn Loden é uma escritora e consultora de gestão norte-americana. Ganhou notoriedade pela luta que empreendeu a favor da diversidade e é especialmente famosa porque foi ela quem, há 40 anos, cunhou o termo “teto de vidro”

O futuro do marketing começa hoje

Falar sobre o futuro do marketing é um exercício indispensável e motivador por necessidades estratégicas. Poderia abordar muitas ações nesse ecossistema, mas vou fechar o foco no que está funcionando agora. Afinal, até que ponto a nossa lente alcança o futuro? A partir de qual ponto é chute ou ilusão de ótica?

Governança Corporativa: a saúde da empresa como um indicador de confiabilidade

O termo Governança Corporativa surgiu em 1991, usado pela primeira vez como título de um livro lançado nos Estados Unidos por Robert A. G. Monks, que traz sugestões de boas práticas corporativas

ESG: para reduzir as emissões de carbono é preciso engajamento

Todos sabem que devem fazer a sua parte para proteger o ambiente, reduzir as emissões de carbono e minimizar o aquecimento global. Mas o principal desafio para a maioria das pessoas no ambiente de trabalho é saber o que fazer e como começar

As principais tendências para o mercado industrial em 2023 

Para a indústria latino-americana, 2023 será um ano com grandes desafios e isto representa, consequentemente, muitas oportunidades para as empresas do segmento. A dinâmica da América do Norte fará com que os mercados entrem em uma recessão curta, mas significativa, o que representará um cenário interessante para a região devido ao “gap” existente quando os efeitos dos Estados Unidos e Canadá forem sentidos

O que impulsiona o crescimento da terceirização de processos de negócios?

Relatórios recentes indicam que o mercado de terceirização de processos de negócios está crescendo rapidamente e deve atingir novos patamares nos próximos anos. A pandemia do Covid-19 levou as organizações a terceirizar funções não essenciais e se concentrar em suas competências essenciais para alcançar um maior crescimento

O metaverso é muito mais que marketing

Quando a internet começou a se popularizar e muitos gestores de marketing levantavam a importância de desenvolver um site e se integrar ao mundo virtual, muitas companhias não entendiam por que investir tanto em uma ação que - a priori - era vista apenas como propaganda

As tendências tecnológicas mais promissoras para a evolução digital das empresas em 2023

Neste atual cenário competitivo, não se pode ficar para trás. Existem apenas duas alternativas: escolher o investimento tardio e não atingir a competitividade exigida atualmente, ou considerar e adotar as principais tendências tecnológicas para alavancar os negócios e atingir, de fato, uma posição de sucesso no mercado

Os novos modelos de apoio à inovação no Brasil

Para que as empresas alcancem o sucesso e um patamar de reconhecimento no mercado, investir em inovação é primordial. No Brasil, esta pauta vem sendo cada vez mais prioritária na agenda de discussão entre os líderes de companhias e, consequentemente, o país tem alcançado melhores posições globais no ranking de inovação

Da visão de um CFO: o futuro do trabalho em 2023

Não se passa uma semana sem um grande desenvolvimento no mundo do trabalho. O cenário está em constante mudança e essas modificações podem ser analisadas de muitas perspectivas diferentes. Como tem sido nos últimos anos, o papel do CFO continuará a ser crucial na liderança das principais iniciativas de negócios, na comunicação com funcionários e outros stakeholders e na garantia do alinhamento e progresso entre empresas

Proteção dos dados na era da Inteligência Artificial

Estamos na era da Inteligência Artificial (IA). De fato, 84% das pessoas no mundo hoje usam um dispositivo ou serviço habilitado com IA. À medida que mais pessoas compartilham seus dados para serem aproveitados por esses sistemas, a confiança se torna a pedra angular das interações com as organizações. Essa confiança se manifesta quando os dispositivos ou serviços utilizados fazem o que esperamos deles, da mesma forma que aprendemos a confiar que um aplicativo bancário vai realizar transações precisas

ESG e Cloud Computing

Ações ESG estão se tornando cada vez mais importantes para investidores, clientes e stakeholders, à medida que avaliam a sustentabilidade a longo prazo e o potencial de crescimento de uma organização

Mulheres em carreiras STEM: uma jornada pela equidade

Precisamos incentivar as meninas – assim como os meninos – a seguir a carreira que quiserem, sem dividir aptidões por gênero. Acredito que isso possa ser feito no dia a dia, orientando nossas equipes, homens e mulheres, a estarem sempre atentos aos vieses inconscientes para que possamos vencer os preconceitos

ChatGPT: matador de empregos ou ferramenta revolucionária?

Se você não morou debaixo de uma pedra nos últimos meses, já deve ter ouvido falar do ChatGPT, o modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que alcançou mais de 100 milhões de usuários em apenas três meses de vida

A importância de um bom posicionamento de marca na era digital

A presença digital é um ativo estratégico indispensável para aumentar a visibilidade das marcas e, consequentemente, torná-las mais competitivas no mercado

Inteligência Artificial leva setor industrial a um novo patamar

Temos um longo caminho pela frente, mas, ao final, o poder da Inteligência Artificial e a entrega de capacidade preditiva que, inclusive, será amplamente aproveitada em estratégias de manutenção, certamente serão grandes impulsionadores da produtividade e eficiência em todos os setores industriais

Dia do Consumidor: qual o papel do consumidor na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos?

Ao longo do ano, temos algumas datas importantes para o varejo que impactam o volume de compras no varejo, seja ele presencial ou online. Neste primeiro trimestre, possuímos o Dia do Consumidor, que acontece no dia 15 de março. Semelhante ao que ocorre na Black Friday, porém em menor proporção, os varejistas promovem ofertas para data ou até mesmo estendem para a “Semana do Consumidor” com o objetivo de atrair compradores e aumentar suas vendas

Quais são as maiores tendências do setor de pagamentos?

Quando se fala em fazer um pagamento online, o conceito mais importante é praticidade. Graças aos avanços tecnológicos, é possível pagar contas e também fazer compras de forma muito mais rápida, segura e simples

Tecnologia aliada a gestão de riscos climáticos

Já há algumas ferramentas conhecidas que tratam diretamente do tema de mudança climática ou de temas correlatos à questão ambiental como: AdaptaClima, Agroideal, Amazônia Protege, IBAMA e ICMBIO referente a áreas embargadas, Global Forest Watch, Portal Nacional do Licenciamento Ambiental, Map Biomas, etc.

Modelar o negócio primeiro. Usar a tecnologia blockchain depois

Sempre defendi que o mercado precisa de maturidade para adotar modelos econômicos descentralizados baseados na tecnologia blockchain

Como a transformação digital está melhorando a vida do RH e dos colaboradores

A transformação digital continua impactando as empresas. Com ela, a área de RH tem se tornado cada vez mais eficiente e estratégica, melhorando, como consequência, a experiência do colaborador

Outsourcing e LGPD: gerenciar bem fornecedores é urgente para quem terceiriza operações

Podemos dizer, resumidamente, que Facilitiy Management (FM) tem por objetivo coordenar estruturas, pessoas, organizações e espaços dentro de um mesmo ambiente. O conceito é responsável por garantir funcionalidade, conforto, segurança e eficiência para tornar o dia a dia de pessoas mais prático, o que também inclui o ambiente de trabalho

Migração para o GA4 muda cenário da gestão de dados na nova economia

Junto a outros movimentos como o fim dos cookies de terceiros e o avanço da LGPD, a migração para o Google Analytics 4, também conhecido como GA4 (principal ferramenta para mensuração do comportamento dos usuários e resultados online), trará um grande impacto no dia a dia dos gestores de marketing e no cenário da gestão de dados na economia digital de forma geral

Mercado de bots consolida e gera economia

Desenvolvido com inteligência artificial, o agente virtual assume destaque e se torna o maior aliado no relacionamento entre empresas e clientes