Um novo paradigma de eficiência para os bancos
O crescimento da demanda por novos serviços e o aumento do volume de documentos vai exigir cada vez mais das instituições financeiras a adoção de sistemas inovadores, como de digitalização de documentos e truncagem de cheques, como forma de aumentar a eficiência, a produtividade e melhorar os ganhos
TI em tempo de virtualização
Não se trata apenas de aumentar o uso indiscriminado de tecnologia e sim de conhecer quais as aplicações e plataformas trarão mais confiabilidade e segurança às informações e quais são aquelas mais rentáveis às empresas. A dissociação desses dois pontos pode trazer consequências maléficas ao projeto
Tecnologia para vendas: hora de reescrever conceitos
O “calcanhar de Aquiles” de toda a automação é a pouca atenção para o fato de que incorporar técnicas e ciência estabelecidas e enraizadas nos processos é, na maior parte das vezes, a razão principal do sucesso na atividade
A qualidade nas pequenas e médias empresas
O maior benefício da qualidade está na otimização de processos que podemos obter quando analisamos a gestão interna da empresa e, com espírito crítico, procuramos eliminar as tarefas que não sejam necessárias, melhorar os procedimentos e, muito importante, utilizar a tecnologia para realizar e contr
Velocidade máxima: a corrida da segurança de redes
Novas aplicações trazem consigo o aumento da exposição a riscos além de despertar a curiosidade de hackers, que hoje em dia buscam muito mais obter benefício financeiro do que notoriedade
Lightweight SOA: o desafio de reduzir custos em TI
Os projetos de maior sucesso vêm sendo aqueles que conseguem definir uma agenda de entregas práticas com alto valor para o negócio e baixa necessidade de investimentos, que vá adicionando capacidades e maturidade à forma de desenvolver e integrar novas soluções de software
A Ciência de vender na era da informação
Automação de vendas existe há bastante tempo. Bem antes do CRM emergir tanto como estratégia de relacionamento quanto como sistema da infomação.É inevitável, portanto, que será adotada por todas as empresas que possuem equipe de vendas
O help desk na era da conexão remota
Um número crescente de funcionários está usando smartphones para acessar os recursos corporativos, como e-mail, contatos e aplicações corporativas de missão crítica. Por isso, as empresas têm de ter claro que o help desk não é mais capaz de lidar com essa realidade por meio de práticas tradicionais
SaaS, uma solução para todas as empresas
A idéia corrente no mercado é que a contratação de software como serviço é mais indica a pequenas e médias empresas. No entanto, existem hoje no mercado soluções que já consolidaram o modelo SaaS como a melhor alternativa para empresas de todos os portes
Investimentos em tecnologia lideram retomada da economia no pós-crise
Mais da metade dos CEOs ouvidos em pesquisa feita pela Cook International, em parceria com a Intersearch Worldwide Ltd. acredita que tecnologia será um dos setores que mais puxarão a retomada da economia
Self-service e o futuro da implementação de aplicativos corporativos
As equipes de TI, internas ou terceirizadas, sabiam (quase) tudo dos aplicativos corporativos. Mas hoje, o crescente uso corporativo de mensagens instantâneas e outros aplicativos baseados na web estão desmontando os muros de conformidade da TI, que não muito tempo atrás pareciam indestrutíveis
Como terceirizar serviços de TI sem perder o controle?
Apesar de hoje haver um número bastante alto de pequenas empresas prestadoras de serviços especializados, principalmente no segmento de TI, o nível de informação e participação do cliente é muito mais alto. Resumindo, a empresa contratante pode ter controle total dos serviços terceirizados
O que se espera do outsourcing de TI é usabilidade
O outsourcing tem entre os seus objetivos a aplicação de processos eficientes ao ambiente de TI para permitir ao contratante maior dedicação às suas atividades mais relevantes, facilitando assim seus processos de gestão
Comunicando ERP, ou a arte de ser entendido
Se você é líder de um projeto de implementação de ERP, adote de fato a comunicação como parte dos recursos básicos para seu planejamento. E, importante, não esqueça de incluir uma linha para este item fundamental em sua planilha de investimentos
Retomaremos nossas atividades normais a partir do dia 4 de janeiro
Este noticiário estará em recesso entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro de 2010. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará apenas em regime de plantão. A Converge Comunicações deseja a todos os seus leitores e parceiros um bom final de ano e um ótimo 2010
Como garantir o ROI na produção de software
O emprego da metodologia ágil de gerenciamento de projetos chamada Scrum tem conseguido reduzir significativamente os riscos dos projetos, aumentar o alinhamento da área de desenvolvimento com as necessidades de negócio e ainda melhorar significativamente o retorno do investimento (ROI)
Auto-liderança e a evolução dos profissionais de TI
Liberdade, autonomia para a tomada de decisões, ser o seu próprio chefe. Parece o sonho para a maioria das pessoas no mundo corporativo, porém a idéia de se auto-liderar, na prática, deixa muitos profissionais sem rumo
Governos precisam investir em TI para minimizar os efeitos da crise
A iniciativa governamental da América Latina, especialmente dos países mais atingidos pela crise, deveria priorizar investimentos não somente de implementação de banda larga, mas também de ações que façam com que a internet chegue a todos os cidadãos a um preço acessível
Fábrica de software: muito além da produção em série
Existe uma distorção por parte de algumas empresas que imaginam o processo de produção de software como algo que pode ser realizado em série e esquecem que ele envolve diversas etapas, desde o planejamento, arquitetura, construção e qualidade, até chegar à homologação
As regulamentações aumentam a segurança?
Enquanto as empresas que mantêm uma estratégia sólida de gerenciamento de riscos têm facilidade em passar nas auditorias regulatórias, as que adotam o processo inverso dificilmente conseguem garantir a segurança dos negócios
Como fazer a TI 'falar' com o negócio?
A resposta é simples. A TI deve entender e adotar o que os executivos de negócio vêm adotando há mais de uma década: mapas estratégicos baseados nas perspectivas do balanced scorecard
TI em tempo de virtualização
A diversidade de sistemas operacionais, que podem causar tormentos aos gestores de tecnologia, são amplamente aceitáveis com a virtualização
A otimização de processos em agências bancárias
Nos anos 70, as entidades financeiras já foram pioneiras na utilização de tecnologias - emergentes naquele tempo -, quando substituíram as máquinas de escrever por computadores que permitiram, já naquele momento, dispor de um processo online
Reduzir custos e melhorar a operação: tudo ao mesmo tempo, com governança e sourcing
Pressão constante pela redução de custos em operações de TIC tem contrastado com a necessidade de transparência e visibilidade dos resultados e do quanto estas operações agregam, de fato, ao negócio
Em momentos de crise, evoluir é ainda mais importante que inovar
Pressionado pelas solicitações de resultado imediato, o CIO deve se concentrar na gestão racionalizada de processos
A importância da assinatura digital nos contratos virtuais
No universo virtual, onde a agilidade, praticidade e economia são os atrativos principais das relações, a segurança jurídica deve ser destacada e mantida como o fator primordial do negócio jurídico nascente
Uma nova tendência mundial
Serviços gerenciados ajudam empresas a fixarem objetivos sobre redução de custos fixos e constantes investimentos em atualizações tecnológicas
A cultura da mudança
Na maioria das organizações, a insatisfação dos usuários com os serviços de TI é uma constante. E a recíproca também é verdadeira: eles não respondem adequadamente aos processos de especificação, treinamento e utilização das soluções
Cinco perguntas e respostas sobre virtualização
Alguns fornecedores ressaltam as vantagens da padronização e a simplificação que a virtualização pode trazer para dar suporte a novos serviços. Entretanto, as questões de segurança também devem ser levadas em conta
Da paralisia psicológica aos 100 metros rasos
Bem fizeram aqueles que souberam aproveitar o momento de crise mundial para arrumar a casa, fazer todos os ajustes necessários e treinar seus profissionais. Pois 2010 será, sem dúvida, um ano de crescimento acelerado e cheio de oportunidades para as empresas e profissionais que trabalham com TI