A redução de custo não é critério para seleção de terceirização
O baixo custo, que se tornou o produto de maior interesse para o mundo quando descobriram que os indianos poderiam atender à demanda em larga escala, passou a ser questionado pelos mercados que operam com processos que requerem conhecimento das práticas de negócios
Gerenciamento de redes e os impactos da crise
Independentemente da estratégia adotada pela companhia a ser seguida daqui por diante, cada vez mais se torna vital o gerenciamento adequado da sua infra-estrutura de comunicação
Reconhecimento do outsourcing
O Brasil ainda não possui a cultura de outsourcing, mas o exterior já reconhece a nossa capacidade para realizar a atividade
Adequação às novas regras do SAC: escolha o seu caminho
Entre as inúmeras dúvidas que ainda pairam sobre o tema, existe a questão em saber qual o melhor investimento a se fazer para que tudo esteja dentro da nova regulamentação e prestar um serviço cada vez com mais qualidade
O fator humano no relacionamento com clientes
A criação de uma organização que seja voltada aos clientes inicia-se por acreditar naquilo que estes "dizem". Para tanto, a empresa precisa aprender a "escutar", o que é feito através da captura e análise de dados, para saber quem são e como se comportam esses clientes
Capital humano faz a diferença na crise
Agora, com o quadro de recessão mundial, para continuar crescendo e conquistando confiança perante as empresas, o setor precisará que seus quadros tenham ainda mais qualificação
Cadeia de valor "verde e amarela"
Não sei se por uma questão de herança colonial, ou por uma questão de insegurança (confiem em mim que sou brasileiro, mas eu que não sou tonto e prefiro confiar num americano), o fato é que ainda não predomina no mindset dos executivos e empreendedores brasileiros o buy Brazilian
A adoção de uma nova tecnologia
Quando uma nova tecnologia chega ao mercado, uma das principais preocupações de um gerente de desenvolvimento é se perguntar: devo utilizar a nova arquitetura?
Dez recomendações para vencer a crise
“O brasileiro parece não acreditar que a crise pode afetar nosso mercado. É preciso avaliar que estamos vivendo um momento de prosperidade que há muito era esperado no Brasil, mas com essa ameaça, o ideal é preparar-se para cortes de investimentos na área”, afirma Ronei Silva, da TGT
Vencendo o medo com a coragem
A frase “A única coisa que devemos temer é o próprio medo”, do presidente Roosevelt, é o recado que alguns brasileiros estão dando ao marcar com suas presenças o rol de sponsor partners do Financial Technology Insights 2008
A segurança positiva
No entanto, podemos adotar uma nova visão da função segurança enfocando não apenas proteção e controle, mas o que pode trazer em termos de potencialidades, produtividade, novos modelos de negócio e melhores serviços para os clientes ou cidadãos
A realidade do cloud computing
Para o vice-presidente executivo de data center da Diveo do Brasil, o cloud computing está se tornando uma realidade e veio para ficar. Neste artigo, ele prevê que, entre doze e dezoito meses, a tecnologia estará totalmente difundida no país
A indispensável ferramenta humana em TI
Se conhecimento técnico e experiência são fundamentais, há um aspecto que não pode ser desconsiderado: o fator humano
Arte da adaptação
“Não serão as espécies mais fortes e nem as mais velozes que sobreviverão, mas sim, as que se adaptarem melhor as mudanças” Charles Darwyn. Isso acontecerá com a lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SACs
Outsourcing: a regra dos 80/20
Muitos executivos conservam a idéia de que poderão perder o controle da companhia em sua totalidade ao contratarem empresas especializadas em serviços de apoio
Melhores práticas de serviços de TI gerando negócios
O objetivo é conduzir a TI de forma que ela gere negócios de maneira ordenada, controlada e a custos conhecidos, utilizando uma linguagem clara e comum para comunicação com os usuários dos serviços e com o mercado
Gerenciar fornecedores é serviço para TI
O grande número de serviços terceirizados acarreta para os gestores empresariais novas tarefas como gerenciar contratos, controlar, estabelecer metas, medir prazos e os valores propostos
O mundo das cores tem dominância certa
Equipamentos que imprimem colorido serão a próxima onda do mercado, talvez ainda maior que o advento das multifuncionais sobre os equipamentos de uma única função
Os erros de SOA
Os benefícios propostos são inúmeros. Mas alguns erros podem comprometer todo o projeto de uma corporação. Que tal descobrir como evitá-los?
TI para todos que são bons
De acordo com a Culpeppers and Associates, empresa especializada na pesquisa de salários, cargos e planos de carreiras nas áreas de TI e telecomunicações, existem nada menos que 184 diferentes cargos e funções disponíveis hoje no mercado de TI
O currículo do super profissional de TI e Telecom na era do conhecimento
Mostrar qual é o perfil idealizado do super profissional de TI com capacidade intelectual para realizar as atividades transacionais complexas (tácitas) com efetividade, na ótica dos gerentes de organizações de TI e Telecom
Outsourcing: sinais dos tempos
Não há como se planejar para atuar no mercado de forma mais competitiva se não considerar a possibilidade de utilizar a prática como parte estratégica do negócio
Outsourcing de TI como estratégia de negócios
A Tecnologia de Informação tem sido usada apenas como suporte para que as empresas tenham informações sobre os negócios ou como estratégia, gerando um diferencial para o mercado?
Admirável TI nova
A área de TI precisa maior visibilidade aos seus projetos e investimentos, além do cumprimento de novos papéis associados à inovação e à gestão de terceiros envolvidos com o desenvolvimento e o processamento dos sistemas da empresa – no caso, os fornecedores de tecnologia e de serviços
A imagem do Brasil em TI
As empresas brasileiras são, hoje, alternativas viáveis como fornecedores de TI. Outro dado positivo é o aumento de negócios feitos por empresas multinacionais ou brasileiras, sejam elas pequenas, médias ou grandes
TI como serviço para PMEs
Estamos na era de usufruir e não mais de ter. A TI deve ser encarada como uma prestação de um serviço e requer excelência, pois faz parte do cotidiano da organização
Senhores gestores de Call Center, mãos à obra!
Olhando de forma mais otimista, surge uma ótima oportunidade de diferenciação para as empresas que desejam levar a sério o Atendimento ao Cliente
Entrando na linha
É preciso que as empresas reavaliem urgentemente sua infra-estrutura, processos, soluções e treinamento de pessoal para que o atendimento seja o de performance cada vez mais elevado
O novo profissional de TI e telecom na era do conhecimento
Existem duas mudanças ocorrendo no ambiente das empresas de telecomunicações e TI. A primeira diz respeito a um aumento da importância das atividades com maior conteúdo intelectual, e a segunda está relacionada ao novo perfil desejado dos profissionais que exercerão essas atividades
Quo Vadis TI?
Em vez de técnicos altamente especializados em tecnologia, por exemplo, será mais comum encontrar nos departamentos de TI gestores e analistas de processos, especializados no negócio-fim da organização, responsáveis pelo relacionamento com empresas e provedores de serviços de outsourcing