BTO: transformando a terceirização de serviços em TI
Uma pesquisa do IDC prevê que o setor movimentará no Brasil, até 2009, quase R$ 8,1 bilhões. Essa grande movimentação deve vir não apenas de serviços já disponíveis no mercado de terceirização, masprincipalmente, da nova tendência de outsourcing: o BTO (Business Transformation Outsourcing)
Outsourcing ajuda a disseminar a virtualização
Prática desse conceito acabou por provocar uma superlotação nos data centers, um número excessivo de servidores para ser gerenciados, custo altíssimo de suporte, energia, espaço e licenciamento, entre outros percalços
Empresas nacionais buscam consolidação
O casamento Braxis-Unitech não chama a atenção isoladamente, mas como mais um em uma seqüência ao longo de 2006, sinalizando que fusões e aquisições podem ter, finalmente, entrado na pauta dos empresários brasileiros de TI
Gerencie seu provedor de aplicativos
Pesquisas realizadas ainda no final da década de 90 nos Estados Unidos já apontavam os clientes como os responsáveis por 50% dos fracassos nas iniciativas de terceirização. Muitas vezes eles não sabem o que exigir ou como coordenar as atividades de seus prestadores de serviços
Seis passos para um projeto de outsourcing
A pesquisa ?The Global Outsourcing 100 Fortune Special Advertising Feature?, realizada pela International Association of Outsourcing Professionals em parceria com a revista americana Fortune mapeou o que é importante levar em consideração antes de tomar a decisão de terceirizar atividades de TI
Outsourcing ganha espaço na área de RH
Nos Estados Unidos cerca de 40% das empresas já adotaram a terceirização de RH e descobriram os benefícios desse modelo. Empresas brasileiras também estão recorrendo mais a esses serviços
Quando vale a pena terceirizar
Não existe um modelo único ou genérico de sourcing de TI. Cada empresa, negócio ou ambiente tecnológico terá uma solução diferente, mas há algumas diretrizes que devem ser respeitadas
Exportação de TI pede reforma trabalhista
Uma das barreiras para entrada do Brasil no cenário internacional são os elevados custos com mão-de-obra qualificada. Empresas e governo precisam encontrar alternativas para derrubar esse obstáculo
Sobram vagas, mas faltam profissionais de TI
Como entrar para um mercado de trabalho tão promissor? A certificação pode ser uma forma para se conseguir um emprego na área, mas o curso superior não deve ser descartado. O ideal é trabalhar a certificação em paralelo com a faculdade
Outsourcing como estratégia de inovação
O aumento das exigências por parte do cliente, principalmente no que diz respeito à necessidade de pacotes cada vez mais customizados, fez com que os serviços terceirizados de TI no Brasil conquistasse maior maturidade nos últimos cinco anos
Serviço de TI retoma crescimento no Brasil
Previsão para os próximos cinco anos é de que esse segmento no País cresça a uma taxa anual média de 13,61%, com estaques para as categorias de software como serviço e gerenciamento de aplicação
Outsourcing é presente ou futuro?
Ainda é tímida a quantidade de empresas que efetivamente terceirizaram o gerenciamento de sua infra-estrutura, considerando que este é o processo mais fácil de ser repassado para terceiros
Outsourcing com parceria estratégica (parte II)
O processo de terceirização não é mais revolucionário. É uma prática comum e vencedora, adotada por empresas grandes e pequenas para assegurar a continuidade do sucesso estratégico
IT traders é um caminho para aumentar exportações
Essas empresas poderiam ser criadas em conjunto com companhias brasileiras de tecnologia e investidores privados ou públicos. Elas se
dedicariam exclusivamente ao competitivo mercado interno, delegando às traders as operações internacionais
Fatores que motivam o outsourcing
Geralmente as empresa avaliam quatro itens na hora de se decidirem pelo modelo que são custos, qualidade, agilidade e preservação do investimento
Mercado precisa de profissionais de outsourcing
Capacitação ajuda na negociação dos contratos e pode reduzir as taxas de insucesso dos projetos
Contratos trabalhistas no mundo do outsoucing
Contratos trabalhistas no mundo do outsoucing
Prestadoras de serviços e tomadoras devem ficar atentas com os contratos de mão-de-obra terceirizada para não enfrentar problemas futuramente
Outsourcing com parceria estratégica
Projetos devem ser alinhados com os negócios da organização e não focados apenas na redução de custos
O Brasil e o desafio de exportar TI
Neste último artigo abordando a iniciativa de tornar o País um exportador de tecnologia da informação vamos abordar como desenvolver as empresas nacionais
Outsourcing bem conduzido traz vantagem competitiva
Com uma metodologia estruturada, é possível alcançar, além de outros benefícios, redução de custo entre 25% e 40% em média, contra 5% e 10% tipicamente obtidos em processos mais informais conduzidos diretamente pelas empresas
Como o CMMI pode ajudar as empresas
Modelo de qualidade criado pelo SEI (Instituto de Engenharia de Software) da universidade americana Carnegie Mellon obriga as empresas a melhorarem seus processo desenvolvimento
Outshore versus nearshore: a dura competição do Brasil
Para enfrentar a Índia, o País precisa fazer um amplo esforço para se posicionar como um fornecedor internacional de serviços e adotar uma série de medidas, como incentivo às exportações e ações de marketing
Como evitar problemas com parceiro de impressão
Está aumentando o número de empresas que estão entregando o seu departamento de impressão para prestadores de serviços especializados. Alguns cuidados na escolha do fornecedor reduzem as taxas de insucesso do contrato
Profissional de nível médio é opção para empresa de TI
Esses talentos podem ser recrutados em escolas como as do Senai e Senac e são uma alternativa mais barata para resolver o gargalo da falta de mão-de-obra para exportação
Telebrasil traça objetivos do setor para 2015
Um dos destaques do trabalho é a necessidade de um projeto comum para os setores de telecomunicações e de comunicações para que, até 2015, o Brasil consiga alcançar alguns objetivos importantes