Nokia confirma venda de divisão de mapas à Audi, BMW e Daimler por 2,8 bilhões de euros

0

A Nokia anunciou nesta segunda-feira, 3, que firmou acordo para a venda de seu serviço de mapeamento digital, conhecido como Here, às montadoras alemãs de automóveis BMW, Audi e Daimler por 2,8 bilhões de euros (o equivalente a US$ 3,1 bilhões). A transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016, sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações regulamentares. Os primeiros rumores sobre o interesse da Nokia em vender o Here vieram à tona em abril.

Em um comunicado, a companhia finlandesa afirma que planeja anunciar o Here como uma operação descontinuada a partir do terceiro trimestre deste ano. Até a conclusão do negócio, o serviço continuará a operar como uma empresa da Nokia. Após o fechamento da transação, a Nokia será composta de duas empresas: Nokia Networks, fornecedora de software e serviços de infraestrutura de banda larga, e Nokia Technologies, que continuará a proporcionar o desenvolvimento de tecnologia avançada e de licenciamento.

O Here aproveita o poder dos dados gerados pelos veículos e dispositivos para entregar, em tempo real, serviços de localização preditivos e personalizados. Na indústria automotiva, onde serve a maioria dos principais fabricantes de automóveis do mundo, seu foco está no desenvolvimento de mapeamento preciso, bem como serviços que permitirão uma classe totalmente nova de experiências, incluindo a condução de veículos automatizada. O serviço encerrou o primeiro semestre com lucro operacional de 28 milhões de euros, receita de 552 milhões de euros e 6.454 funcionários.

"Com este passo completamos o último estágio de transformação da Nokia. Daqui para frente, vamos nos concentrar em nossa fusão com a Alcatel-Lucent. Assim que for concluída, a Nokia vai ser uma empresa renovada, com uma tecnologia de rede e serviços líderes no mundo dos negócios, bem como o mecanismo de licenciamento e de inovação da Nokia Technologies", declarou Rajeev Suri, presidente e CEO da Nokia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.