O mercado brasileiro de Tecnologia de Informação (TI) terá crescimento de 13% em 2011, somando US$ 39 bilhões em investimentos, de acordo com a consultoria IDC. E algumas empresas do setor têm apresentado resultados até mesmo superiores a essa média. Exemplo disso é a InterCompany, integradora brasileira de soluções e serviços de infraestrutura de TI, parceira de negócios da IBM que ampliou sua estrutura nos últimos meses.
A empresa, sediada em São Paulo e prestadora de serviço para a região metropolitana e cidades do interior paulista, como Campinas e Sorocaba, encontrou na estratégia de expansão regional da IBM a oportunidade para estender seus negócios a novos mercados. Alinhada a essa estratégia, a InterCompany abriu escritórios em Uberlândia, há aproximadamente um ano, e também em Curitiba, em setembro de 2010. A operação nas novas praças de atuação foi responsável por cerca de 15% do aumento de vendas do último ano, que teve como total R$ 30 milhões. O faturamento total da companhia alcançou um crescimento de 21% em relação ao ano interior.
"A iniciativa de expansão regional da IBM nos incentivou a pesquisar novos mercados para atuar, já que nos proporciona o apoio necessário e a segurança imprescindível para as empresas locais", explica o Sócio Diretor da InterCompany, Carlos Alberto de Sousa. Em 2011, a meta da empresa é consolidar sua atuação nas regiões do Triângulo Mineiro e Sul do país. Outro objetivo é crescer 100% até 2012 por meio da incorporação de novos produtos e serviços IBM no portfólio.
Outro investimento feito pela InterCompany é a criação de um Solution Center totalmente equipado com produtos e serviços IBM para pequenas e médias empresas. A estrutura montada atende 90% do mercado de midmarket e tem como objetivo, além de oferecer os produtos, mostrar a excelência da implementação feita pela empresa. Os clientes de fora de São Paulo podem conhecer as instalações, visualizar um ambiente customizado para suas necessidades e acompanhar testes por meio de videoconferência.
"O sucesso da operação da InterCompany é mais uma confirmação de que estamos no caminho correto, investindo na venda indireta e tornando nossas soluções e serviços mais acessíveis em todo o país. Com o trabalho de nossos parceiros, ganhamos inteligência para entender as demandas específicas de cada negócio e buscar em nosso portfólio as soluções mais adequadas de acordo com a real necessidade dos clientes", ressalta João Marques dos Santos, gerente de Canais da IBM Brasil.
A InterCompany, que se destaca pela comercialização de produtos IBM das linhas de Storage, Power Systems e Blade, desenvolveu projetos para as indústrias farmacêuticas, química, de autopeças e de manufatura e processos em geral.
- Expansão regional