Instituto Mário Penna usa CRM para melhorar atendimento em saúde

1

Conhecer melhor doadores, colaboradores e pacientes. Com esse intuito, o Instituto Mário Penna (IMP), instituição referência nacional no tratamento contra o câncer, escolheu o software Dynamics CRM, ferramenta da Microsoft, através da parceria com a Procsis. Com a adoção, as informações ajudarão o IMP a melhorar sua atuação em cada região, não apenas para arrecadar recursos, mas para promover ações de orientação e prevenção contra o câncer, projetos de saúde e, principalmente, prestar contas do trabalho desenvolvido.

De acordo com o gerente do serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação do IMP, Pedro Julião Moura Machado Coelho, essa solução em TI foi a melhor opção. “Quando vimos a apresentação, sentimos grande confiança de que era o que precisávamos, com facilidade de ajustes e flexibilidade de adaptação. A Microsoft e a Procsis conseguiram entender nossa necessidade de montar um canal de comunicação e relacionamento”, explica. Ele ainda acrescenta que toda a infraestrutura tecnológica do IMP é formada por soluções Microsoft, como o Windows Server, MS SQL, Microsoft Office, Microsoft Exchange e System Center.


Os benefícios da adoção do Microsoft Dynamics CRM para o IMP são inúmeros. “A solução integra nativamente ao ambiente do cliente, gerando ganho de produtividade muito alto. Já por se tratar de ferramenta web, a perspectiva de acesso ao sistema de qualquer parte do mundo abriu possibilidade de acompanhamento dos indicadores de forma online”, elenca Leonardo Gondim, da Procsis – parceira da Softcorp (empresa que trabalha com a Microsoft quando o assunto é soluções para infraestrutura) para soluções de Dynamics CRM.


Outro ponto importante do projeto são as funcionalidades para a área de Marketing, pois sua implantação permitirá o envio de comunicados em massa para todos os públicos, divididos por perfil. Além disso, há a possibilidade de fazer análises, de acordo com as informações. Por exemplo, é possível diagnosticar a idade, sexo, profissão e histórico de doadores, além de apontar a localização deles. Desta forma, é possível ações específicas, a partir da análise desses dados. No caso dos pacientes, o software do IMP possui um moderno sistema de gestão hospitalar, que agrega todas as informações sobre clientes e atendimento, proporcionando melhor acompanhamento dos pacientes e suas famílias.


Desde 2005, já foram investidos mais de R$ 29 milhões no Instituto Mário Penna e, para o gerente de TIC da instituição, os grandes responsáveis pela excelência em atendimento aos pacientes com câncer e aos 95 mil procedimentos mensais são os doadores, que somam cerca de 190 mil ativos. “Existe uma equipe de telemarketing que busca doações, a maior parte delas mensais, e sentíamos grande necessidade de conhecer esses doadores, posicioná-los geograficamente, cruzar informações de doadores com pacientes, ou seja, conhecê-los melhor”, explica Pedro Julião. Foi assim que o IMP saiu em busca de uma ferramenta que solucionasse essa carência.


Instituto Mário Penna


O Instituto Mário Penna é referência em oncologia no Brasil desde 1971. Atualmente, conta com duas unidades hospitalares em Belo Horizonte – Santa Efigênia e Luxemburgo – além da Casa de Apoio Beatriz Ferraz, que dá suporte aos pacientes do interior em tratamento na capital.


Para atingir o atual padrão de excelência, o Instituto Mário Penna investe em equipamentos de ponta e realiza, em média, 12.750 atendimentos mensais somente na área de radioterapia, priorizando o atendimento SUS. Além da tecnologia utilizada, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar com alto grau de especialização que oferece a pacientes e acompanhantes uma assistência integral e humanizada.
 

A unidade Santa Efigênia possui o atendimento 100% SUS e é especializado no atendimento oncológico. Lá, o paciente tem toda assistência e direito a tratamentos que até mesmo o SUS não cobre. O local possui 60 leitos para internação, ambulatório, serviço de quimioterapia, radiologia, laboratório de análises clínicas, salas de cirurgias e unidade de cuidados intermediários. São realizadas cerca de 3,5 mil consultas por mês e quase 16 mil sessões de quimioterapia.


A unidade Luxemburgo tem como foco principal o tratamento oncológico, mas seu funcionamento se estende a outras especialidades. Cardiologia, Neurologia, Ginecologia, Urologia, dentre outras, são áreas de destaque no tratamento de ponta oferecido pelo hospital. O Instituto Mário Penna investiu mais de R$ 6 milhões para ampliar em 30% o número de atendimento aos pacientes com câncer que necessitam de tratamento radioterápico. A previsão é para que daqui a dois anos, a instituição tenha o melhor tratamento mundial de radioterapia.
São 231 leitos no Instituto Mário Penna – unidade Luxemburgo – além de 10 leitos de CTI coronariano e 28 leitos de CTI geral. Todos os pacientes de lá recebem atendimento integral: não há distinção entre o paciente SUS do particular.


A unidade Casa de Apoio Beatriz Ferraz- localizada no bairro Santa Tereza, abriga pacientes carentes vindos do interior e que estão em tratamento em Belo Horizonte. Mais de 70 mil pessoas já passaram pelo local, que hoje conta 685 metros quadrados de área construída. A casa possui 10 leitos para crianças e adolescentes (20 acomodações, sendo 10 para acompanhantes) e 40 para adultos. Eles ficam hospedados sem nenhum custo.

1 COMENTÁRIO

  1. Ao ver o funcionamento do IMP,seu atendimento igualitário para pacientes particulares e pacientes do SUS, meu coração se alegra e minha esperança em Deus por um país mais estruturado no amor e na compaixão se renova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.