Comgás faz outsourcing completo da sua área de TI

0

Após uma rigorosa pesquisa de mercado, a Comgás acabou escolhendo a Edinfor, empresa do grupo LogicaCMG, como fornecedora dos serviços de terceirização de tecnologia da informação. Pelos termos do contrato, no valor de R$ 33 milhões e com prazo de cinco anos, a empresa ficará responsável pelo outsourcing de infra-estrutura e gerenciamento das aplicações da concessionária paulista de gás natural. A nova estrutura será instalada no data center da Edinfor em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, e o prazo de migração previsto é de quatro meses.

De acordo com o CIO da Comgás, Roberto Newton Carneiro, a escolha se deveu à grande capacidade técnica e expertise da fornecedora no desenvolvimento e implantação de soluções no segmento de utilities. ?Também pesou muito a favor da Edinfor o fato de ter obtido as certificações SAS 70 níveis I e II.? Conquistadas em 2006, essas certificações asseguram que todos os procedimentos e processos utilizados Edinfor se enquadram nos requerimentos necessários para atender as exigências de diversos padrões mundiais em data centers e também à lei Sarbannes-Oxley.

?A Edinfor entendeu o momento vivido pela Comgás, que estabeleceu um plano de expansão para os próximos anos focado no mercado residencial e para isso precisaremos de uma infra-estrutura muito mais segura e confiável, que nos permita atender bem uma base de clientes muito fragmentada, tratando e processando informações com agilidade e segurança. No acordo que fechamos, ela propôs soluções tecnológicas que utilizam equipamentos de ponta, dimensionados e preparados para acompanhar nosso crescimento?, explica Carneiro.

Iniciada em agosto de 2006, a seleção do fornecedor teve a participação de nove das maiores companhias do setor. Os participantes se submeteram a avaliações muito rigorosas, pois a Comgás aumentou o nível de exigência de seu acordo de nível de serviço (SLA), medida necessária para atender às crescentes demandas regulatórias nacionais e de auditorias internacionais. Além disso, por ser controlada pelos Grupos BG e Shell, a Comgás é submetida aos rigores da lei Sarbannes-Oxley.

Para atender a nova estratégia, a Comgás precisava mudar o modelo de terceirização de serviços, começando por realizar um corte drástico na extensa base de fornecedores e unificar toda sua gestão de infra-estrutura e a maioria das suas aplicações em um único provedor de serviços.

Com a implantação do outsourcing, o CIO da Comgás estima que os cerca de 20 contratos ainda administrados pela área sejam reduzidos a um, trazendo uma economia mensal de mais de 5% em relação ao atual orçamento de tecnologia e um grande ganho em agilidade operacional. ?A nova infra-estrutura está dimensionada para duplicar a capacidade operacional e suportar a expansão da rede da Comgás, que tem crescido cerca de 20% ao ano desde a privatização?, explica Carneiro.

Para Fermin Fautsch, diretor-geral da Edinfor no Brasil, com esse contrato, a empresa demonstra estar muito bem preparada, comercial e tecnicamente. ?Vamos primar pela excelência nos serviços prestados para aumentar a eficiência nos negócios da Comgás e atender as suas novas demandas.? Segundo ele, o escopo do contrato firmado entre as duas companhias prevê gerenciamento de aplicações (SAP, GIS, CRM, intranet, internet e business intelligence); infra-estrutura e sistema operacional; backup site e disaster recovery; administração de servidores; gestão de banco de dados e operação; e monitoramento das plataformas Unix e Intel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.