Como o SaaS atua no dia-a-dia da sua empresa

O consumo de aplicações corporativas como serviço, de acordo com o Gartner, deverá aumentar em até 22,1% até no ano de 2011. Estima-se que até lá o SaaS atinja uma representação de 25% no mercado de software utilizado nas empresas

Demissões: o Brasil está imune?

Empresas demitem lá fora e preservam empregos aqui

O impacto da crise nas PMEs

Gestão financeira e proximidade com o cliente podem representar o fortalecimento do negócio em meio à instabilidade

Demissões: o Brasil está imune?

Gigantes de TI enxugam lá fora e preservam vagas aqui

O reflexo das mudanças empresariais na área de TI

Em 2007, o cenário empresarial foi marcado pelo recorde de fusões e aquisições, concluídas através de mais de 700 transações, segundo dados do relatório da PriceWC.

Uma ferramenta estratégica para as empresas emergentes

A terceirização proporciona enormes ganhos adicionais e flexibilidade, o que pode significar redução de custos fixos e de necessidades de investimentos

Nuvem ou fumaça?

O mundo da Tecnologia da Informação tem sido inundado com dezenas de artigos sobre “Cloud computing” nas últimas semanas. Mas afinal de contas, qual o significado do termo?

A difícil arte da priorização de projeto

No momento turbulento que estamos atravessando vencerá quem tomar decisões com base em processos decisórios mais conscientes e que não adote unicamente o "insight" dos gestores

Revisão de processos em tempo de crise

Em tempos magros e de recessão à vista, empresas de todos os setores começam a enxugar seus custos operacionais e fazer cortes de despesas. E, é claro, rever seus processos, visando manter o “Caixa” saudável; avaliar ou re-avaliar suas estratégias, planejamento de crescimento e planos de

Quem pode virar titular na sua empresa?

A saída viável encontrada no esporte para tempos de poucos recursos financeiros para a contratação de talentos já consagrados, também pode ser uma alternativa para as companhias que podem apostar em jovens talentos.

Como aperfeiçoar os processos de negócio

Entre os objetivos que levam as empresas a desenvolver projetos de gestão orientada a processos estão a possibilidade de tornar mais ágil as decisões de negócios, promover maior integração entre todas as áreas e compartilhar o conhecimento dentro da organização

O melhor destino para serviços de TI

Uma economia crescente somada à grande capacidade técnica de nossos profissionais dá ao Brasil pontos importantes na disputa para se tornar um dos principais destinos para execução de projetos de tecnologia da informação vindos de outros países - o chamado IT outsourcing offshoring

Aqui quem manda é o cliente

Para que as empresas cresçam, ofereçam um bom retorno para seus acionistas e possam manter-se vivas e sustentáveis, precisam buscar de forma incessante o atendimento de necessidades do cliente e transformar satisfação em fidelidade à marca

Por que monitorar um ambiente de TI?

Atualmente, administrar uma organização de TI exige a adoção de vários padrões (CobiT, ITIL, CMM, PMI etc.), confundindo alguns gestores com tantas siglas

A redução de custo não é critério para seleção de terceirização

O baixo custo, que se tornou o produto de maior interesse para o mundo quando descobriram que os indianos poderiam atender à demanda em larga escala, passou a ser questionado pelos mercados que operam com processos que requerem conhecimento das práticas de negócios

Gerenciamento de redes e os impactos da crise

Independentemente da estratégia adotada pela companhia a ser seguida daqui por diante, cada vez mais se torna vital o gerenciamento adequado da sua infra-estrutura de comunicação

Reconhecimento do outsourcing

O Brasil ainda não possui a cultura de outsourcing, mas o exterior já reconhece a nossa capacidade para realizar a atividade

Adequação às novas regras do SAC: escolha o seu caminho

Entre as inúmeras dúvidas que ainda pairam sobre o tema, existe a questão em saber qual o melhor investimento a se fazer para que tudo esteja dentro da nova regulamentação e prestar um serviço cada vez com mais qualidade

O fator humano no relacionamento com clientes

A criação de uma organização que seja voltada aos clientes inicia-se por acreditar naquilo que estes "dizem". Para tanto, a empresa precisa aprender a "escutar", o que é feito através da captura e análise de dados, para saber quem são e como se comportam esses clientes

Capital humano faz a diferença na crise

Agora, com o quadro de recessão mundial, para continuar crescendo e conquistando confiança perante as empresas, o setor precisará que seus quadros tenham ainda mais qualificação

Cadeia de valor "verde e amarela"

Não sei se por uma questão de herança colonial, ou por uma questão de insegurança (confiem em mim que sou brasileiro, mas eu que não sou tonto e prefiro confiar num americano), o fato é que ainda não predomina no mindset dos executivos e empreendedores brasileiros o buy Brazilian

A adoção de uma nova tecnologia

Quando uma nova tecnologia chega ao mercado, uma das principais preocupações de um gerente de desenvolvimento é se perguntar: devo utilizar a nova arquitetura?

Dez recomendações para vencer a crise

“O brasileiro parece não acreditar que a crise pode afetar nosso mercado. É preciso avaliar que estamos vivendo um momento de prosperidade que há muito era esperado no Brasil, mas com essa ameaça, o ideal é preparar-se para cortes de investimentos na área”, afirma Ronei Silva, da TGT

Vencendo o medo com a coragem

A frase “A única coisa que devemos temer é o próprio medo”, do presidente Roosevelt, é o recado que alguns brasileiros estão dando ao marcar com suas presenças o rol de sponsor partners do Financial Technology Insights 2008

A segurança positiva

No entanto, podemos adotar uma nova visão da função segurança enfocando não apenas proteção e controle, mas o que pode trazer em termos de potencialidades, produtividade, novos modelos de negócio e melhores serviços para os clientes ou cidadãos

A realidade do cloud computing

Para o vice-presidente executivo de data center da Diveo do Brasil, o cloud computing está se tornando uma realidade e veio para ficar. Neste artigo, ele prevê que, entre doze e dezoito meses, a tecnologia estará totalmente difundida no país

A indispensável ferramenta humana em TI

Se conhecimento técnico e experiência são fundamentais, há um aspecto que não pode ser desconsiderado: o fator humano

Arte da adaptação

“Não serão as espécies mais fortes e nem as mais velozes que sobreviverão, mas sim, as que se adaptarem melhor as mudanças” Charles Darwyn. Isso acontecerá com a lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SACs

Outsourcing: a regra dos 80/20

Muitos executivos conservam a idéia de que poderão perder o controle da companhia em sua totalidade ao contratarem empresas especializadas em serviços de apoio

Melhores práticas de serviços de TI gerando negócios

O objetivo é conduzir a TI de forma que ela gere negócios de maneira ordenada, controlada e a custos conhecidos, utilizando uma linguagem clara e comum para comunicação com os usuários dos serviços e com o mercado