Os limites entre o setor público e a iniciativa privada

A possibilidade de a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) romper as barreiras da esfera pública e atingir a iniciativa privada em, no máximo dois anos, levanta uma série de questionamentos na comunidade de TI

A TI nas mãos de terceiros

Projetos de TI desenvolvidos em atividades críticas das empresas em geral têm sido ainda implementados majoritariamente pelas próprias organizações, sem auxílio de parceiros. Dúvidas e insegurança com relação à qualidade do serviço prestado são o grande obstáculo para a terceirização

As ?arapucas? do outsourcing focado em custos

O título acima é para chamar a atenção sobre a ?arapuca? que os gestores de TI se emaranharam buscando no outsourcing apenas o benefício financeiro, pois segundo o Gartner, 90% das decisões de contratação de serviços de outsourcing são motivadas por redução de custos

A TI nas mãos de terceiros

Somente com planejamento, dividido com o parceiro, é possível alcançar os objetivos do chamado ITO (Outsourcing de TI). E, nesse item, vários fatores estão envolvidos

Serviços em TI demandam inovação

Características como grau de patentes ou direitos autorais, base de conhecimento, estímulo de órgãos públicos, cooperação com outras empresas, proximidade a institutos de pesquisa, universidades, entre outros, são fatores relevantes à criação de um perfil de inovação de empresas

Tecnologia a favor dos call centers

A tecnologia tem sido vital para garantir a melhoria no atendimento. Ao incorporar mecanismos eficientes para agilizar o serviço e prover informações aos agentes, ganha-se em tempo de contato eficaz, direcionado e produtivo com o cliente

Os caminhos para a alta performance por meio do outsourcing

Levantamento recente feito pela Accenture junto a mais de 500 empresas revela que cada vez mais os executivos incorporam o outsourcing como algo vital para seus objetivos de negócio e aumentar produtividade

Terceirização de compras: estratégia para ampliar a competitividade

Com a terceirização deste processo, as companhias ganham tempo para se dedicarem à coordenação de outras atividades

Suporte e governança para o outsourcing

De gerenciamento na área a armazenamento de dados, passando por manutenção de software e hardware e help desk, o segmento leva executivos de empresas a múltiplas reflexões sobre como adotar a prática, em meio ao desafio de ter de alinhar a TI com os objetivos de negócios da organização

?Marca Brasil de TI? e o crescimento do País com a exportação

A expectativa é que o Brasil aproveite o potencial de crescimento de 40% a 50% ao ano do global sourcing e se estabeleça entre os cinco maiores deste mercado até 2010, gerando US$ 5 bilhões/ano em exportações de software e serviços de TI

Da inovação ao consenso

Impressão é hoje um modelo maduro de outsourcing, que se expande a novos segmentos empresariais e serve de referência a outras estratégias de terceirização

BTO: transformando a terceirização de serviços em TI

Uma pesquisa do IDC prevê que o setor movimentará no Brasil, até 2009, quase R$ 8,1 bilhões. Essa grande movimentação deve vir não apenas de serviços já disponíveis no mercado de terceirização, masprincipalmente, da nova tendência de outsourcing: o BTO (Business Transformation Outsourcing)

Outsourcing ajuda a disseminar a virtualização

Prática desse conceito acabou por provocar uma superlotação nos data centers, um número excessivo de servidores para ser gerenciados, custo altíssimo de suporte, energia, espaço e licenciamento, entre outros percalços

Empresas nacionais buscam consolidação

O casamento Braxis-Unitech não chama a atenção isoladamente, mas como mais um em uma seqüência ao longo de 2006, sinalizando que fusões e aquisições podem ter, finalmente, entrado na pauta dos empresários brasileiros de TI

Gerencie seu provedor de aplicativos

Pesquisas realizadas ainda no final da década de 90 nos Estados Unidos já apontavam os clientes como os responsáveis por 50% dos fracassos nas iniciativas de terceirização. Muitas vezes eles não sabem o que exigir ou como coordenar as atividades de seus prestadores de serviços

Seis passos para um projeto de outsourcing

A pesquisa ?The Global Outsourcing 100 Fortune Special Advertising Feature?, realizada pela International Association of Outsourcing Professionals em parceria com a revista americana Fortune mapeou o que é importante levar em consideração antes de tomar a decisão de terceirizar atividades de TI

Outsourcing ganha espaço na área de RH

Nos Estados Unidos cerca de 40% das empresas já adotaram a terceirização de RH e descobriram os benefícios desse modelo. Empresas brasileiras também estão recorrendo mais a esses serviços

Quando vale a pena terceirizar

Não existe um modelo único ou genérico de sourcing de TI. Cada empresa, negócio ou ambiente tecnológico terá uma solução diferente, mas há algumas diretrizes que devem ser respeitadas

Exportação de TI pede reforma trabalhista

Uma das barreiras para entrada do Brasil no cenário internacional são os elevados custos com mão-de-obra qualificada. Empresas e governo precisam encontrar alternativas para derrubar esse obstáculo

Sobram vagas, mas faltam profissionais de TI

Como entrar para um mercado de trabalho tão promissor? A certificação pode ser uma forma para se conseguir um emprego na área, mas o curso superior não deve ser descartado. O ideal é trabalhar a certificação em paralelo com a faculdade

Outsourcing como estratégia de inovação

O aumento das exigências por parte do cliente, principalmente no que diz respeito à necessidade de pacotes cada vez mais customizados, fez com que os serviços terceirizados de TI no Brasil conquistasse maior maturidade nos últimos cinco anos

Serviço de TI retoma crescimento no Brasil

Previsão para os próximos cinco anos é de que esse segmento no País cresça a uma taxa anual média de 13,61%, com estaques para as categorias de software como serviço e gerenciamento de aplicação

Outsourcing é presente ou futuro?

Ainda é tímida a quantidade de empresas que efetivamente terceirizaram o gerenciamento de sua infra-estrutura, considerando que este é o processo mais fácil de ser repassado para terceiros

Outsourcing com parceria estratégica (parte II)

O processo de terceirização não é mais revolucionário. É uma prática comum e vencedora, adotada por empresas grandes e pequenas para assegurar a continuidade do sucesso estratégico

IT traders é um caminho para aumentar exportações

Essas empresas poderiam ser criadas em conjunto com companhias brasileiras de tecnologia e investidores privados ou públicos. Elas se dedicariam exclusivamente ao competitivo mercado interno, delegando às traders as operações internacionais

Fatores que motivam o outsourcing

Geralmente as empresa avaliam quatro itens na hora de se decidirem pelo modelo que são custos, qualidade, agilidade e preservação do investimento

Mercado precisa de profissionais de outsourcing

Capacitação ajuda na negociação dos contratos e pode reduzir as taxas de insucesso dos projetos

Contratos trabalhistas no mundo do outsoucing

Contratos trabalhistas no mundo do outsoucing Prestadoras de serviços e tomadoras devem ficar atentas com os contratos de mão-de-obra terceirizada para não enfrentar problemas futuramente

Outsourcing com parceria estratégica

Projetos devem ser alinhados com os negócios da organização e não focados apenas na redução de custos

O Brasil e o desafio de exportar TI

Neste último artigo abordando a iniciativa de tornar o País um exportador de tecnologia da informação vamos abordar como desenvolver as empresas nacionais